A drenagem linfática é uma técnica manual de massagem, desenvolvida pelo terapeuta dinamarquês Vodder, e sua esposa Estrid em 1932. O objetivo é estimular o sistema linfático para que este trabalhe de forma mais rápida, drenando a linfa (líquidos acumulados entre as células que carregam resíduos metabólicos e toxinas), através de movimentos específicos e direcionados, encaminhando-os pelos vasos linfáticos até os linfonodos, para que sejam eliminados naturalmente pelo organismo, de forma mais rápida e eficaz.

Na Clínica Versan, nossos profissionais são especializados nas técnicas de Drenagem Linfática Manual Terapêutica e Estética:

  • Drenagem Linfática Manual Terapêutica

Caracteriza-se pela aplicação de movimentos realizados de maneira suave, rítmica, lenta e num sentido específico. Pode ser aplicada tanto na face quanto no corpo como auxiliar na drenagem e normalização do fluxo linfático. Esta bem indicada como massagem desintoxicante em pessoas com inchaço crônico, pós-mastectomia, problemas circulatórios, TPM, alterações metabólicas do fígado e rins, pós- operatório cirúrgico em geral.

  • Drenagem Linfática Manual Estética

A massagem é realizada através de pressões leves. É importante frisar que o método não é doloroso, tampouco deixa hematomas (roxos na pele). Tem como objetivo ativar a circulação linfática, favorecendo seu escoamento através dos linfonodos (gânglios) localizados nas axilas, pernas, virilhas e pescoço para serem eliminados através da urina.

Como resultado, a massagem atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea.

É importante ressaltar que a Drenagem Linfática deve ser aplicada somente por profissionais capacitados, que façam uma avaliação cuidadosa do estado geral do paciente. A técnica possui contraindicações, principalmente a pessoas com infecção, hipertensos, ou com insuficiência cardíaca ou renal. Por ter uma função de ‘filtrados linfonodos, a velocidade que a linfa se desloca nos vasos linfáticos é limitada, e os cuidados com a pressão empregada para deslocar esse liquido na velocidade correta são essenciais para evitar uma lesão no sistema linfático, causando problemas mais graves.

Consulte nossos especialistas e saiba mais sobre as indicações do procedimento.