Em tempos difíceis com a pandemia do COVID-19, muito temos a fazer para minimizar as possibilidades de contágio da doença e seus fatores agravantes, e, para isto, a atividade física é uma ferramenta que pode auxiliar neste processo.

Os benefícios da prática de atividades físicas são inúmeros, inclusive especificamente voltados para a questão imunológica. O fortalecimento do sistema imunológico pode proporcionar uma resposta mais eficiente contra diversos casos de infecção, e é também com esse propósito que a prática de atividades físicas pode atuar.

É praticamente consenso entre os estudiosos que a prática regular de atividades físicas com intensidade moderada pode ser considerada como uma das melhores e mais adequadas formas de defesa do organismo a fim de que se aumente a imunidade do praticante, onde podemos observar um aumento considerável dos linfócitos, que são células do sistema imunológico que atuam com a função de defender o organismo de agentes desconhecidos, buscando extinguir e neutralizar células infectadas por vírus e bactérias.

Para isso, é necessário o acompanhamento e direcionamento feito por profissionais, que irão prescrever os exercícios considerando as melhores atividades com o intuito do aumento da imunidade, os tipos de exercícios a serem realizados, e principalmente a intensidade e a duração da realização destes exercícios. Os trabalhos físicos com intensidades elevadas, onde o praticante realize exercícios muito extenuantes e prolongados podem fazer o efeito contrário, diminuindo a imunidade do organismo e facilitando a incidência de doenças por vírus e bactérias por conta do enfraquecimento do sistema imunológico.

A atividade física não previne o contágio do coronavírus, mas, deixa o seu organismo mais resistente e protegido contra outras doenças que podem ser fatores determinantes para potencializar sua ação. Lembre-se sempre que o uso de máscaras, o respeito ao distanciamento social e a prática da higienização recomendada ainda são as melhores formas de deter a transmissão e o contágio.

Portanto cuide-se! Pratique atividades físicas regulares e moderadas para que seja cada vez mais difícil o seu acometimento por doenças infecciosas e para que o seu sistema imunológico esteja cada vez mais fortalecido e saudável.