Tratamento para Escoliose

A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna que acomete 1,5% a 2% da população com maior incidência no sexo feminino e pode ter início na infância.

Os tipos de escoliose são:
– Idiopática
– Congênita
– Neuromuscular
– Traumática
– Antálgica
– Degenerativa

Geralmente se desenvolve no período de crescimento por isso é muito importante começar o tratamento o mais rápido possível para evitar a progressão da curva. Quanto mais cedo detectada, mais chance de sucesso no tratamento e pode ser diagnosticada por radiografia.

Adolescentes com escoliose idiopática não sentem dor, mas estudos comprovam que se não tratada, tem 3 vezes mais chances de ter dor nas costas quando adulto e 20 vezes mais dor severa comparado com quem tem escoliose tratada.

Já a escoliose no adulto, pode vir acompanhado de dor, afetando suas atividades de vida diária.

Segundo SOSORT (Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose) até 25° é tratado somente com exercícios fisioterapêuticos específicos, de 25° a 45° é indicado colete ortopédico durante a fase de crescimento junto com os exercícios e acima de 50° é cirúrgico.

Atividade física é recomendo e diminui a dor em quem tem escoliose não estrutural mas não é tratamento.

Após uma minuciosa avaliação, onde vemos a maturidade esquelética (Risser), grau da curvatura (ângulo de Cobb), testes e exame físico, o tratamento é realizado com exercícios fisioterapêuticos específicos individualizado de acordo com a avaliação.

Compartilhe!

Postagens Relacionadas